educação especial, educação inclusiva e pedagogia da diversidade: celebrar a diversidade! exaltar a tolerância! notabilizar o respeito! proclamar a solidariedade!

Clicks: 140
ID: 230736
2015
Article Quality & Performance Metrics
Overall Quality Improving Quality
0.0 /100
Combines engagement data with AI-assessed academic quality
AI Quality Assessment
Not analyzed
Abstract

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X18802

Na articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva, este artigo objetiva problematizar como a Pedagogia da Diversidade tem perpassado a formação continuada das professoras e as práticas curriculares ditas inclusivas na escola contemporânea. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação e dos Estudos Culturais, a materialidade analítica constitui-se por relatos da obra “Atendimento Educacional Especializado no Brasil: relatos da experiência profissional de professores e sua formação”, derivada do Curso de Aperfeiçoamento/Extensão em Atendimento Educacional Especializado, ofertado por uma universidade pública do sul do país, na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial. Nessa materialidade analítica, o direito à educação reveste-se como direito à educação da diversidade, e este direito potencializa as operações do Atendimento Educacional Especializado na escola dita inclusiva. Nesse contexto, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva aciona o preparo para o acolhimento e o trato da diversidade, de modo a intensificar a formação continuada das professoras, em detrimento da formação inicial, e produzir a informação, a opinião, a generalização, a rapidez e o pragmatismo do atual serviço da Educação Especial nesses cursos de aperfeiçoamento/extensão. Celebrar a diversidade! Exaltar a tolerância! Notabilizar o respeito! Proclamar a solidariedade!  Por meio da tríade da tolerância, do respeito e da solidariedade, essa formação continuada e as práticas curriculares na escola dita inclusiva produzem modos de sociabilidade plurais, inclusivos no registro da governamentalidade neoliberal.

Reference Key
lunardi-lazzarin2015revistaeducao Use this key to autocite in the manuscript while using SciMatic Manuscript Manager or Thesis Manager
Authors ;Márcia Lise Lunardi-Lazzarin;Simoni Timm Hermes
Journal Chemistry (Weinheim an der Bergstrasse, Germany)
Year 2015
DOI 10.5902/1984686X18802
URL
Keywords

Citations

No citations found. To add a citation, contact the admin at info@scimatic.org

No comments yet. Be the first to comment on this article.